Seduc quer ouvir sociedade para construir currículo do ensino médio.
A
Secretaria Estadual da Educação lançou nesta quinta-feira (19), às 9h, uma
videoconferência para apresentar a versão preliminar do currículo do ensino
médio da rede estadual de São Paulo. Na ocasião também foi lançada a consulta
pública sobre o documento.
A consulta pública fica disponível até o dia 19 de abril e além
do questionário para dar opinião sobre o currículo, há específicos para
professores e estudantes.
Com a consulta pública a Seduc quer garantir a participação de
estudantes, professores e demais profissionais da educação no processo de
construção da etapa do ensino médio do currículo paulista.
A consulta vai permitir que toda a sociedade confira a versão
preliminar o currículo e opine sobre as partes que desejar.
O processo de construção do currículo foi iniciado em 2019 com a
escuta de 140 mil estudantes e 18 mil professores. Agora, nesta etapa, além da
consulta pública haverá seminários presenciais para debater o documento.
A previsão é de que o currículo seja implementado
progressivamente aos alunos da 1º série do ensino médio em 2021. Em 2022, para
os estudantes da 2º série, e consequentemente, para a 3ª série no ano de 2023.
O link para acessar os materiais, assim como a consulta pública
é https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/
Estrutura
do currículo
O currículo do ensino médio paulista está estruturado em 3.150
horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga
horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, de 1.350
horas são referentes aos itinerários formativos. Estes itinerários terão mais
do que a carga mínima prevista legislação.
Na formação geral básica, os estudantes serão contemplados com
as disciplinas clássicas divididas em áreas dos conhecimentos como linguagens e
suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua
estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história,
geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias
(biologia, química e física).
Na carga horária referente aos itinerários formativos, o
estudante precisa escolher um dos campos de conhecimento da formação geral para
aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se
aprofundar.
Os componentes do Inova Educação também farão parte dos
itinerários formativos. São eles: as disciplinas eletivas, o projeto de vida, e
tecnologia e inovação.
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