Capacitação conta com certificado e é
pré-requisito para atuar como Professor Orientador do Programa de Ampliação
Híbrida (ensino híbrido).
O curso “Ensino Híbrido: práticas de orientação de estudos” abriu novos
períodos para inscrições. Inscritos até 26 de janeiro terão a liberação do
curso a partir do dia 28 e inscritos de 29 de janeiro a 4 de fevereiro a partir
do dia 6 de fevereiro.
A capacitação, oferecida pela Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo (Seduc-SP) por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos
Profissionais da Educação (EFAPE), é voltada a todos os servidores do Quadro do
Magistério (QM), diretores do Núcleo Pedagógico (QSE), Trio Gestor e
pertencentes à Categoria O.
As atividades deverão ser realizadas a distância no Ambiente Virtual de
Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE) até 12 de fevereiro de 2021. A formação conta
com certificação e é pré-requisito para atuar como Professor Orientador do
Programa de Ampliação Híbrida (ensino híbrido). Concluintes e aprovados até o
dia 12 poderão participar do 2º bloco de alocação das aulas do Programa.
A ideia é que os professores sejam capacitados para atuar como orientador de estudos de estudantes combinando ações presenciais e remotas em 2021. As inscrições podem ser feitas aqui.
O curso possui carga horária de 30h divididos em três módulos:
Contextualização e características do projeto; A estrutura do projeto de
Orientação de Estudos; Interação e Ação; A orientação no Ensino Híbrido. A
formação auto-instrucional, que contará com certificação.
Orientação de estudos e ampliação híbrida.
A orientação de estudos a partir da ampliação híbrida será inserida na
rede estadual neste ano com alunos do 6º ano do ensino fundamental até 3ª série
do ensino médio. A iniciativa contempla a expansão de carga horária e
diversificação da oferta por meio da utilização de metodologias híbridas de
ensino, orientação semanal de estudos em grupos menores com professores da rede
e distribuição de chips com dados móveis. Essa ação congrega dois objetivos
principais: a recuperação e aprofundamento da aprendizagem, bem como o
fortalecimento dos vínculos dos alunos as suas escolas.
A estratégia será realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto
por parte de professores, como de alunos e terá como público-alvo prioritário
os estudantes vulneráveis da rede tanto de escolas regulares do período diurno
quanto noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das
desigualdades. A orientação de estudos realizada por professores da rede será
articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdo do
Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras.
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